Você sabe como funciona o Pix?



O que é o pagamento Pix?

O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que vai ser uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos.

Ele foi criado pelo Banco Central. Mas quem vai oferecer o Pix às pessoas e empresas serão as instituições financeiras: bancos, meios de pagamento e fintechs. Da mesma forma que TED e DOC, por exemplo, já aparecem no aplicativo como opções para uma pessoa na hora de fazer transferências de valores, o Pix vai aparecer nesse mesmo aplicativo como mais uma alternativa.


Como aderir ao Pix?

O primeiro passo para aderir ao Pix é criar a chave Pix. Para isso, a pessoa deve usar os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tem conta.


Como funciona o Pix?

O Pix é uma função que vai aparecer no aplicativo de celular dos clientes de bancos, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. Na hora de fechar uma transação - pagamento ou envio de dinheiro - basta escolher o Pix no aplicativo como forma de realizar a operação.


Como cadastrar o Pix?

Para cadastrar o Pix é preciso primeiro criar uma chave Pix. A chave Pix representa o endereço da sua conta no Pix. Para criar uma chave Pix, a pessoa ou empresa precisa usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, email, número de telefone celular ou a chave aleatória. A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem precisar informar dados pessoais. Será como um login, ou seja, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará a conta do destino de recursos.


Quais as vantagens do Pix para o sistema bancário?

Segundo o Banco Central, as principais vantagens do Pix são:

O serviço estará disponível 24 horas do dia, todos os dias, inclusive finais de semana. As transações serão concluídas em menos de 10 segundos.

O Pix será gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais), COMUNICAR ERRO.


O que muda na segurança ao utilizar o Pix?

Todos os processamentos são feitos através do Banco Central, o BACEN, que garante que o meio é tão seguro quanto os já conhecidos DOC e TED, com uma grande diferença: mais barato e rápido! O sistema foi desenvolvido com a participação dos setores de tecnologia e segurança dos principais bancos do país.

Pensando na segurança de maneira geral, a chegada do Pix permitirá que você não precise mais andar com dinheiro em espécie na carteira. Você também vai se prevenir de receber notas falsas ou manchadas com tinta rosa.


Cuidados de segurança que você deve ter com o Pix

Os cuidados que você deve adotar na hora de realizar a sua transação utilizando a Chave PIX devem ser os mesmos que você adotava antes de fazer qualquer transação financeira. Confira algumas dicas para aproveitar os benefícios do PiX de forma segura:

· Não acesse links encaminhados por e-mails, postagens em mídias sociais ou SMS provenientes de pessoas e órgãos estranhos. Sempre desconfie dos links que você recebe #ficaadica

· Confira antes o endereço do site em que você está inserindo os seus dados. Se não quer correr riscos, faça o seu cadastro em nosso ambiente seguro.

· Cuidado com os e-mails de convites de pré-cadastro do PiX. Muitos deles podem ser uma fraude. Cadastre sua chave PiX com a Superdigital. Se você ainda não é cliente baixe o app na PlayStore ou na AppStore ou faça seu cadastro pelo site. Você abre sua conta totalmente online em menos de 10 minutos.


Quais são os golpes mais comuns realizados com o Pix?

O cadastramento das chaves do Pix está sendo alvo de phishing, uma técnica de fraude online que consiste no envio de mensagens falsas com objetivo de coletar senhas de banco e informações pessoais. Confira nossas dicas para evitar cair em fraudes no cadastramento das chaves do Pix.


Fontes: UOL e Superdigital

Sobre o Portal

Criado em 2014, o Portal Eu Sou + Arsystem revolucionou a comunicação institucional, centralizando e facilitando o acesso a informações fundamentais para os profissionais da empresa.

Acesse Também

Siga nossas redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2014-2020 | Produzido por Marketing Arsystem