Como está sua saúde mental?



O que é a saúde mental?

Para entender o significado de saúde mental, é importante saber que este é um conceito amplo, por isso qualquer redução é problemática.

A definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) É DE QUE A “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Para o professor do curso de Psicologia, Pedro Augusto Cruz, “o conceito de saúde está ligado ao bem-estar e as múltiplas dimensões da nossa existência. Assim, em relação á saúde da mente, acredito que esteja relacionada ao uso sadio de nossas faculdades mentais, de modo que não se encontrem em estado de passividade e nem de sobrecarga”, explica.


Por que cuidar da saúde mental?

Os cuidados com a saúde mental são fundamentais para uma boa qualidade de vida e para a prevenção de doenças.

“Cuidar do físico-psíquico se torna necessário para uma existência saudável, ativa e potente. Tanto em relação às emoções, quanto ao nosso cognitivo. Assim, é preciso compreender que os problemas existem e sempre existirão, mas que o adoecimento se apresenta quando ficamos impossibilitados de lidar com eles”, destaca o professor.

E quando, na sua rotina diária, você não consegue enfrentar as situações negativas e os sentimentos que surgem com elas, os efeitos podem ser sentidos na saúde mental, através do estresse e da ansiedade, por exemplo.


Como desenvolver hábitos para manter a saúde mental?

Diante de todos os bombardeios e sobrecargas a que somos expostos dia após dia nos diversos contextos em que vivemos como manter a saúde mental?

A reposta pode ser simples ou talvez necessite de ajuda profissional para desenvolver melhores estratégias para manutenção da saúde mental.

No entanto, algumas dicas são importantes para que você possa começar a ter uma vida mais saudáveis e isso inclui:


· Praticar o Autocuidado,

· Aceitar-se como você é e viver a sua própria vida. Não queira ser como outra pessoa, seja você mesmo, goste de quem você é.

· Mantenha-se ativo diariamente – faça atividades físicas, estude, se empenhe em uma atividade.

· Adquira novas habilidades, exercite seu cérebro: que tal tentar um novo hábito, melhorar um comportamento, aprender a tocar um instrumento, fazer um tipo de artesanato.

· Mantenha o equilíbrio entre as responsabilidades e atividades de lazer.

· Reserve um tempo para ter contato com sua família com seus amigos: converse, sorria, abrace

· Relaxe, sempre separe um tempinho para fazer algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um bom livro, futebol, tocar um instrumento, ou outra atividade que lhe proporcione prazer

· Preze sempre por uma boa noite de sono, para recarregar as energias. .

· Mantenha cuidados básicos com um estilo de vida saudável. Procure alimentar-se corretamente (nessa correria do mundo e a busca pelo corpo perfeito as pessoas estão deixando de ingerir alimentos que são essenciais para a saúde) cuidado com isso.

· Busque ajuda sempre que sentir que não está bem, você não precisa sofrer sozinho, conte com a sua rede de apoio.

Essas são pequenas decisões que poderão fazer muita diferença em sua forma de pensar e agir, podem ser a saída para uma mente saudável.

Sobre o Portal

Criado em 2014, o Portal Eu Sou + Arsystem revolucionou a comunicação institucional, centralizando e facilitando o acesso a informações fundamentais para os profissionais da empresa.

Acesse Também

Siga nossas redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2014-2020 | Produzido por Marketing Arsystem