A diversidade da comemoração natalina



O Natal é celebrado por mais de 160 países, sendo que cada um possui a sua cultura, seu valor e seu jeito de contemplar a data. Conheça a seguir alguns exemplos dessa diversidade ao redor do mundo:


1. O Natal Tropical: Na Austrália, assim como no Brasil, a neve não entra em cena, pois o clima é tropical com temperaturas acima de 30°C. A véspera de Natal para eles é mais um dia normal, sendo que a comemoração acontece apenas no dia 25, com almoços realizados em campos, praia e parques.


2. Lanche para o Papai Noel: Ao oeste do continente europeu, o irlandês tem o costume de deixar presentes para o bom velhinho em baixo das chaminés ou janelas. Esses presentes são pedaços de mince pie (uma torta doce) e uma garrafa de Guinnes, para que, depois da missão cumprida ele possa comer e seguir viagem.


3. Uma Festa Animada: No México, as comemorações natalinas começam 8 dias antes da véspera de Natal. Por lá é celebrada a festa conhecida por Las Posadas. Nesse período, a celebração acontece com encenações e muita música, contando a jornada de José e Maria até a manjedoura, lugar onde Cristo nasceu, e finalmente, no dia 24 e 25, os mexicanos cantam para menino Jesus e comemoram acendendo foguetes.


4. “Não Precisa Ser Só Pinheiros”: Na África Ocidental, na Libéria, as palmeiras viram árvores de Natal, com vários sinos decorativos. Durante a noite um jantar é realizado, reunindo todos em círculo em volta da comida. A festa ainda conta com jogos e fogos de artifício.


5. Comemoração Japonesa: Como a maioria da população não é cristã, no Japão não é feriado no Natal, embora a data seja comemorada por lá atualmente. Depois de um dia normal de trabalho, os japoneses comemoram jantando com a família no dia 25. O cardápio geralmente é frango assado e, como sobremesa, um bolo de morango com creme chantili chamado de "Christmas Cake" (ou bolo de Natal). A saudação para a data é Merii Kurisumasu, que significa Feliz Natal. As crianças recebem presentes do Papai Noel, conhecido por lá como Santa Kuroosu. Nas escolas há troca de presentes. Mas não como no tradicional amigo secreto: Lá, os presentes vão rodando de mão em mão enquanto uma música é tocada. Quando a canção para, o presente que estiver na sua mão é seu.


Podemos observar que a pluralidade sempre vai existir seja de uma comunidade, estado ou de um país para outro, e é isso que deixa a vida mais rica. O importante é saber respeitar e aprender com as diferenças.

Sobre o Portal

Criado em 2014, o Portal Eu Sou + Arsystem revolucionou a comunicação institucional, centralizando e facilitando o acesso a informações fundamentais para os profissionais da empresa.

Acesse Também

Siga nossas redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2014-2020 | Produzido por Marketing Arsystem