top of page

Benefícios do Café


O hábito de tomar café, desde que em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios. Entre os motivos está sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis. Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar. Entre eles estão:

1 - Afasta os problemas cardíacos: Uma pesquisa realizada com 140 mil pessoas pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) mostrou que quatro doses diárias do café diminuem em até 11% o risco de insuficiência cardíaca.

2. Ajuda no emagrecimento: O café acelera o metabolismo e a queima de gordura. A cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que dilui as células de gordura e as libera para o sangue.

3. Previne diabetes: comprovou-se uma redução de 35% no risco do surgimento de diabetes de quem consumiam pelo menos duas xícaras da bebida por dia.

4. Dá energia: As substâncias presentes no poderoso grão fazem com que o rendimento do corpo aumente e combatem o sono e o cansaço.

5. Evita problemas respiratórios: De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café, diversos estudos comprovam que a probabilidade dos consumidores moderados de café desenvolver os sintomas usuais de asma é, em média, 30% menor do que os não consumidores.

6. Previne câncer: Há diversas evidências científicas que comprovam a sua eficácia para diferentes tipos de câncer. Uma pesquisa da Universidade de Lund (Suécia) mostrou que o café protege contra o câncer de mama.

7. Melhora o intestino: O café ajuda a liberar um hormônio que estimula o intestino grosso a realizar os movimentos gástricos.

8. Aumenta a memória: A cafeína fortalece alguns tipos de memória por até 24 horas após seu consumo.

9. Diminui pedras nos rins: Os pesquisadores afirmaram que a cafeína deixa a urina mais diluída, o que evita a formação das pedras nos rins.

10. Combate a depressão: á foi comprovado que doses moderadas de cafeína alteram positivamente o humor e aumentam a disposição devido a seu efeito estimulante. Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) mostrou que as mulheres que bebiam de duas a três xícaras de café por dia diminuíram em até 15% o risco de depressão.

Além dos 10 principais benefícios o café também ajuda no aumento da expectativa de vida, ameniza os sintomas de Parkinson e de Alzheimer, combate inflamações, reduz os riscos de AVC e melhora a visão.

fonte: saúde.abril.com.br

bottom of page