top of page

O que é uma auditoria interna e qual sua importância?


Uma auditoria interna é entendida como uma autoavaliação executada pela própria empresa, a fim de assegurar que os parâmetros do sistema definidos vêm sendo seguidos e gerando os resultados esperados pela empresa. As informações adquiridas pelo auditor interno auxiliarão a tomada de decisões a respeito do futuro do departamento de qualidade. Uma empresa precisa analisar os fatos e dados ocorridos no âmbito geral e é exatamente nesse ponto que a auditoria interna atua. A auditoria levantará informações que demonstrarão a conformidade ou não dos processos, bem como apresentará práticas para melhorá-los.

Para que as auditorias internas gerem os retornos esperados, é necessário que sejam realizadas em períodos de intervalos planejados. A ISO 9001:2015 não estabeleceu uma periodicidade específica para a realização do procedimento, cabendo a cada empresa estabelecer um cronograma para sua realização. Os intervalos planejados são os períodos de auditorias realizadas que a própria organização define. Para isso, ela leva em consideração a natureza e a complexidade do processo, sua área de atuação, políticas, cultura e demais contextos organizacionais.

Para realizar a auditoria interna precisa de cursos?

Sim, pois não há como alinhar procedimentos de gestão de qualidade em conformidade com a ISO 9001:2015 sem trabalhar o treinamento e reciclagem das pessoas. Uma organização que possui processos bem definidos e em conformidade com os padrões estabelecidos é formada por colaboradores comprometidos e principalmente, com conhecimento!

bottom of page