top of page

OKR - Grupo Arsystem


Se Estratégia é o caminho entre a situação atual e a situação desejada, por que as empresas têm tanta dificuldade em trilhar este caminho?

9 entre 10 empresas falham na implementação da estratégia.

O grande problema está na comunicação, ou na maneira como comunicamos e na falta de acompanhamento da evolução da mesma.

Somente 32% das empresas possuem mecanismos eficazes de controle e monitoramento desta evolução.

A grande maioria descobre que as coisas não deram certo no momento em que já deveriam estar colhendo os frutos da mudança.

Apenas 5% do nível operacional da empresa compreende a visão de futuro, embora ela esteja presente, ali na parede. Imagine então, quando se tem uma estratégia que é pouco conhecida.

É preciso medir o desempenho de pequenas porções que em seu somatório ajudarão o todo a atingir grandes objetivos.

Foi com esta visão que nasceram os OKR’s (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave).

Os OKRs são uma metodologia criada pela Intel e difundida, posteriormente, por empresas como Google (principalmente), Twitter e LinkedIn. Possuem uma estrutura simples de entender, são práticos e não requerem muito embasamento para serem utilizados.

São divididos em três níveis: coorporativo, de equipe e individuais. Assim, cada colaborador enxerga os seus OKR’s, os da equipe e os da empresa.

Todos os objetivos devem seguir o modelo SMART,

  • S - Específicos (Specific): os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa;

  • M - Mensuráveis (Measurable): os objetivos devem ser definidos de forma a poderem ser medidos e analisados em termos de valores ou volumes;

  • A - Atingíveis (Attainable): a possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente; estes devem ser alcançáveis;

  • R - Realistas (Realistic): os objetivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem;

  • T - Temporizáveis (Time-bound): os objetivos devem ser definidos em termos de duração.

Aqui no Grupo Arsystem sabemos que muitas vezes os planos e objetivos estratégicos da empresa se tornam um pouco abstratos e perdem o sentido para os colaboradores que não os entendem, chegando até mesmo a desmotivar as equipes.

O objetivo do OKR é exatamente definir como atingir os objetivos por meio de ações concretas, específicas e mensuráveis. Assim, ninguém se perde fazendo o que não era preciso, e, em vez disso foca nas atividades e resultados que tem que alcançar. Com tarefas tangíveis e metas definidas, os colaboradores entendem bem melhor o que cada um deve fazer.

Foi olhando por esta perspectiva que a partir deste mês de março o Grupo Arsystem passou a adotar a metodologia.

Esperamos que juntos, possamos obter os resultados que tanto almejamos.

bottom of page