top of page

Benefícios do chá de manjericão


Apenas o aroma do manjericão ter o poder de acalmar e relaxar. E isso se deve ao fato dos óleos essências que contém na erva.

O chá de manjericão pode fornecer muitas vantagens para quem o tomar, já que ele é uma grande fonte de fibras, de proteínas, de minerais como o zinco, ferro, manganês, potássio, magnésio e cálcio, além de vitaminas A, B, C, E e também a vitamina K.

Devido as suas propriedades, o chá de manjericão faz bem para o coração porque é um antibacteriano, prevenindo algumas doenças cardíacas. Também é um bom antioxidante, o que significa que pode diminuir o colesterol ruim (LDL) e preservar o bom (HDL), controlando seus níveis. Além de prevenir o envelhecimento precoce e cuidar da pele, já que o manjericão também é capaz de combater os radicais livre.

O chá de manjericão pode ser benéfico para muitas outras coisas, como por exemplo:

• Melhora a circulação do sangue, devido à quantidade de magnésio

• Evita o acúmulo de gordura nas artérias

• Melhora o sistema imunológico devido à presença de vitamina C, combatendo também sintomas de gripes e resfriados • Possui antioxidantes, que combatem o crescimento de células cancerígenas

• Trabalha no sistema nervoso, melhorando a memória e as funções cerebrais

• Relaxa e alivia o estresse do dia a dia

• E um último bom motivo para tomar o chá de manjericão!Essa bebida é de grande ajuda para aliviar a má digestão, já que ele possui propriedades calmantes e digestivas.

Esses são os benefícios que o chá de manjericão oferece para quem o toma. Mas se a planta for aplicada, também pode ser cicatrizante e aliviar dores de cólicas menstruais.

Como fazer o chá de manjericão

O manjericão é muito usado para tempero, mas preparar o seu chá é bem simples e rápido. Para fazê-lo, você irá precisar de 10 folhas de manjericão para cada 1 litro de água.

Coloque a água para ferver, e quando levantar a fervura, ou seja, quando atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e coloque as folhas de manjericão devidamente lavadas e tampe. Deixe em infusão por uns 10 minutos, lembre-se de abafar a mistura com uma tampa!

Depois de morno, ou frio, coe o seu chá e ele está pronto para o consumo. O chá de manjericão não possui contra indicações, mas se preferir pode consultar um nutricionista para garantir.

Se você estiver interessado em adquirir manjericão para fazer chá, pode adquirir diretamente com o Cleber ou com a Glenda.

Retirado de: chasbrasil.com

bottom of page