Gerenciamento de tempo: conheça as técnicas para passar a controlar sua agenda e abandonar o estress


É perfeitamente possível executar várias atividades se o tempo que temos à nossa disposição for usado com maior inteligência. Ou seja, se você aprender a fazer uma boa gestão do seu tempo.

Você certamente conhece a expressão “tempo é dinheiro”.

O significado é claro: nosso tempo é valioso e o trocamos por dinheiro.

Porém, você não troca dinheiro por tempo.

E se esse é um bem tão valioso, porque tantos de nós simplesmente o desperdiçamos.

E pior, sem nem perceber?

Vivemos na busca pela fórmula milagrosa que fará com que nossos dias durem mais ou que nos possibilite fazer mais com menos tempo.

A má notícia, como você já deve saber, é que não é possível prolongar o dia.

Mas a boa é que é perfeitamente possível executar várias atividades se o tempo que temos à nossa disposição for usado com maior inteligência. Ou seja, se você aprender a fazer uma boa gestão do seu tempo.

COMO FAZER UM BOM GERENCIAMENTO DE TEMPO

Somos bombardeados diariamente com muitos emails, notificações nas redes sociais e telefonemas, que acabam por roubar pequenos, mas constantes momentos de nosso tempo.

Porém, ao invés de tentar mudar a realidade ou sucumbir as adversidades, temos a opção de nos adaptar de forma saudável às mudanças e assim não correr o risco de “morrer afogado” no meio do excesso de tarefas que precisamos cumprir todos os dias.

O autor do livro Getting Things Done, Dave Allen, afirma que é possível, com o correto gerenciamento de tempo, ser produtivo e manter o estresse sob controle. Os 5 pilares que sustentam a metodologia para melhorar o gerenciamento de tempo são:

  1. Capture tudo que está na sua cabeça: seja as atividades que você precisa fazer no dia ou os itens da sua lista de compras na farmácia. Não existe uma maneira certa de fazer isso, pode ser em um caderno, no celular ou em um programa de computador. A ideia aqui é liberar espaço na sua cabeça.

  2. Detalhe melhor suas atividades: se você estiver planejando uma viagem, quebre a atividade em outras pequenas tarefas, como comprar passagens, reservar hotel e montar o roteiro, por exemplo. Se alguma dessas coisas puder ser feita imediatamente, faça. Se for necessário delegar, faça o quanto antes também.

  3. Organize sua lista de tarefas. Divida os itens da sua lista por categoria, defina datas de entrega e classifique de acordo com a prioridade.

  4. Analise sua lista. Veja quais ações você deve fazer em seguida e quais os passos definidos para a task. E não deixe de fazer essa análise de tempos em tempos, para conferir onde você está fazendo progresso e quais os ajustes necessários.

  5. Finalmente, vá para a prática. Uma lista organizada irá facilitar a parte mais difícil de qualquer projeto: seu começo.

O simples ato de fazer anotações e organizar tudo que precisa ser feito, torna qualquer tarefa mais fácil de ser executada. E libera mais espaço na sua mente para algo bastante importante, porém completamente desvalorizado: o ócio criativo.

ARRANJE TEMPO PARA NÃO FAZER NADA

O texto começa falando como não temos tempo para fazer absolutamente nada e acabo sugerindo que você arranje um tempo na sua já apertada agenda para não fazer nada?

Não, não é loucura. É isso mesmo!

De acordo com Domenico de Masi, sociólogo e autor do livro “O Ócio Criativo”, significa fazer três coisas ao mesmo tempo:

  1. Trabalhar para gerar riqueza

  2. Estudar e adquirir novos conhecimentos

  3. E fazer isso tudo de maneira divertida e que gere bem-estar

Ou seja, navegar por horas nas redes sociais sem nenhum propósito de pesquisa ou passar o dia na frente da TV não pode ser considerado ócio criativo, já que não gera aprendizado nem riqueza.

No entanto, este não é um privilégio que pode ser experimentado por todos os tipos de profissionais.

Apenas aqueles que trabalham com o intelecto ou principalmente com criatividade podem usufruir melhor dos benefícios da prática. Sua mente precisa estar descansada para criar coisas geniais e mais rapidamente (quem já sofreu com o bloqueio criativo sabe quanto tempo vai embora à toa).

Quando você está com uma carga de trabalho excessiva, sua energia fica concentrada em apenas um assunto, impedindo seu cérebro de fazer novas conexões.

Portanto, sempre que possível, reserve um tempo para ler livros, assistir filmes e consumir conteúdo de qualidade. Você vai perceber a diferença na sua performance em pouco tempo.

QUEM CONTROLA QUEM?

Se você tem algo que gostaria de realizar, não deixe para começar amanhã. Garanto que quando amanhã chegar você vai ter desejado ter começado ontem.

Sempre que achar que não tem tempo para mais nada lembre-se que todo mundo a seu redor também tem exatamente as mesmas 24 horas que você.

O segredo do bom gerenciamento de tempo não está em ocupar todas as suas horas disponíveis com atividades. Ser produtivo não significa estar ocupado.

Significa saber usar o tempo disponível com sabedoria. Saber priorizar tarefas, eliminar o excesso e descobrir a diferença entre aquilo que é importante e aquilo que é urgente.

Jogue fora aquilo que não serve mais para você e abra espaço para o novo, para fazer aquilo que realmente faz seu coração bater mais forte.

Fonte: administradores.com

Sobre o Portal

Criado em 2014, o Portal Eu Sou + Arsystem revolucionou a comunicação institucional, centralizando e facilitando o acesso a informações fundamentais para os profissionais da empresa.

Acesse Também

Siga nossas redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2014-2020 | Produzido por Marketing Arsystem