1º Café da Manhã com o RH.

26/02/2020

1/4
Please reload

Início da obrigatoriedade do novo extintor a partir de 1º de janeiro de 2015

18/12/2014

 

Em 2004 foi sancionada a lei que instituiu as novas normas para utilizaçao dos extintores ABC nos veículos, e previa entrar em vigor em janeiro de 2009. Mas por força de uma liminar  foi suspensa, ou estava.

 

Os novos veículos produzidos a partir de 2009 já foram obrigados a sairem de fábrica com extintores tipo ABC sendo descartáveis, ou seja nao podendo ser recarrregados.

 

A partir de 1º de janeiro de 2015, os veículos deverão estar equipados com extintor de incêndio do tipo ABC. Os equipamentos permitidos atualmente pela legislação federal, do tipo BC, deverão ser substituídos até 31 de dezembro de 2014. O valor médio do extintor é de R$ 60.

 

Extintores com carga de pó do tipo ABC também são eficazes no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro, por exemplo.

 

Equipamentos do tipo BC servem apenas para eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis (gasolina, óleo diesel, querosene, etc.) e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.).

O novo extintor tem validade maior, de cinco anos; o do tipo BC vence a cada três anos e pode ser reabastecido uma vez, com validade de um ano após a nova carga. Válida para todo o país, a regra inclui carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada.

 

A norma foi confirmada em novembro de 2009, quando se fixou o início da obrigatoriedade do novo extintor a partir de 1º de janeiro de 2015. Veículos zero-km já saem de fábrica com o equipamento do tipo ABC desde que a norma federal foi estabelecida.

 

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo sem equipamento obrigatório é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do veículo, que deverá ser retido para regularização. Também é infração de trânsito, com a mesma penalidade, se o extintor estiver fora do prazo de validade, vazio ou com lacre rompido.

 

Colaboração: Marcelo Razia

Please reload

Em Destaque

Preencha os campos e deixe seu feedback ou sugestão sobre nosso Portal.

© 2014-2020 | Produzido por Marketing Arsystem

www.eusoumaisarsystem.com