top of page

Orçamento ou cotação?

Muitos colaboradores no mundo corporativo utilizam da palavra “orçamento” para nomear a tomada de preços, mas apesar de muito praticada, não é a forma correta.

O verdadeiro nome a se dar à tomada de preços é cotação, onde há a necessidade de saber as condições e os valores de produto ou serviço.

Muitas pessoas utilizam ainda essa palavra pois a anos essa prática vem ocorrendo, mas na realidade o significado de “orçamento” é o planejamento das contas por determinado período de tempo, onde se espera demonstrar aos investidores todos os números pré determinados por cada setor da corporação.

A elaboração deste plano orçamentário ou orçamento se faz pelo envolvimento de todos os gestores da empresa, onde a controladoria coordena delimitando os prazos limites para a entrega da necessidade de investimentos, previsão de receita e despesa, identificação da necessidade de contratação, necessidade de treinamento da equipe, programação de férias, dentre tantas outras coisas que o administrador há de convir que cada empresa tem sua peculiaridade.

Tanto tem que, para quem já conhece um plano orçamentário sabe que a discussão entre se é melhor o sistema “engessado” ou o “sistema aberto” de seguir o orçamento é histórica e gera discordâncias entre os colaboradores, gestores e investidores. Logo publicarei um artigo sobre as duas formas de orçamento.

A explicação de cotação é mais simples, pois a operação desta é também bem simples. Já a explicação de orçamento é mais complexa pois a operação tem muitas peculiaridades, mas quando se faz este tipo de planejamento e ele é seguido pelos gestores os resultados são positivamente surpreendentes.

Sendo assim, as diferenças entre orçamento e cotação são evidentes mas ainda pouco utilizadas pelas pessoas, não por desatenção, mas pela falta do conhecimento (e talvez por vício) que não “deslanche” a utilização das formas corretas das palavras, onde de forma objetiva orçamento significa o planejamento das contas por determinado período de tempo e cotação é a tomada de preços e condições.

Retirado de: administradores.com.br

Colaboração: Kelly Aguirra

bottom of page