top of page

Gaguejou, perdeu!

Qual o vendedor que em toda a sua vida profissional não experimentou a sensação de um cliente não acreditar em qualquer palavra dita por você. Principalmente nos casos em que erramos na negociação em algum momento, como no atraso de entrega, como na entrega do produto danificado, ou até mesmo quando o cliente recebe um produto diferente do comprado.

Nenhum Ser Humano é perfeito, principalmente quando estão envolvidas varias pessoas para que o processo seja completo. É uma das atribuições do Profissional de Vendas, tratar as objeções dos clientes para que todos saiam satisfeitos com a negociação, porém muitos profissionais sofrem é fazer com que os clientes acreditem nas nossas “desculpas” e confiem em nossas soluções.

Existe uma máxima que sempre busco em minhas negociações, que é bem simples e se qualquer um segui-la a risca tenho certeza que 60% do problema estarão solucionados com o cliente, ou até mesmo com qualquer pessoa que nos relacionemos: “Gaguejou perdeu”.

Essa máxima serve para qualquer tipo de apresentação ou relacionamento, tenha firmeza em suas respostas, não duvide das suas afirmações, e se você não souber a resposta, diga a verdade, “Não sei, porém se você me der um tempo posso buscar uma resposta”, quando você gagueja, ou até mesmo demora para responder uma objeção do cliente, a impressão que todos tem é que você não sabe o que está dizendo, ou está tentando formular uma desculpa para o acontecido.

Procure sempre se manter informado de todos os processos de sua venda, mesmo o pós-venda, e mantenha um relacionamento com seus clientes, pois será mais fácil de responde-los e você estará preparado para possíveis objeções.

Lembre-se, “Gaguejou, perdeu”, tenha sempre a resposta na ponta da língua, lhe dará mais credibilidade.

Por: Carlos Eduardo Landins (retirado de www.administradores.com.br)

bottom of page